Explorando os projetos desenvolvidos no Departamento de Engenharia de Sistemas de Informação
Data de Início: Set 2021.
Estado: Em Curso
Website: https://menthadigital.com/
Referência: DGS-N-21-39-7
Programa de Financiamento: Programa Nacional para a Saúde Mental, Direção Geral da Saúde
Valor de Financiamento: 60000
Objetivo Geral: Desenvolvimento de aplicações para treino cognitivo de adultos mais velhos com demência e programa psico-educativo para seus cuidadores. Contribuir para o bemestar e para a qualidade de vida de adultos com patologia mental crónica, assim como dos seus cuidadores informais, em diferentes contextos de vida. Promover o acesso presencial e remoto a um programa de estimulação cognitiva para adultos mais velhos com défices cognitivos e doença mental prévia. Promover o acesso a um programa psicoeducativo para cuidadores de adultos mais velhos com défices cognitivos e doença mental prévia. Promover o acesso a um protocolo de avaliação neuropsicológica para adultos mais velhos com déficit cognitivo e patologia mental prévia.
Contribuição da U.Lusófona/DEISI: Desenvolvimento da plataforma Web MentHA Digital, que integra várias aplicações. MentHA COG: aplicação que implementa o programa de estimulação cognitiva para ajudar a retardar perdas cognitivas em adultos mais velhos com princípios de demência. Protocolo MentHA: aplicação que implementa o protocolo de avaliação neuropsicológica, para validação do treino cognitivo. MentHA CARE: aplicação que implementa o programa de acompanhamento psicoeducativo dos seus cuidadores informais e formais.
Índole: Empreendedorismo Social, Investigação, Ligação à Sociedade.
Consórcio: Universidade Lusófona, CRINABEL - Cooperativa de Solidariedade Social, Cruz Vermelha Portuguesa, ASMAL - Associação de Saúde Mental do Algarve, GIRA - Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, FamiliarMente - Federação Portuguesa das Associações das familias de pessoas com experiência de Doença Mental, APDP - Associação Protetora dos diabéticos de Portugal
Parceiro lider: Universidade Lusófona
Equipe Técnica da U.Lusófona/DEISI: Lucio Studer (DEISI), Pedro Santos (Prof. Auxiliar, Depto Psicologia, Universidade Lusófona), António Ventura (aluno de LEI), Nuno Rasteiro (aluno de LEI), Miguel Cardoso (aluno de LEI), Bernardo Roque (aluno de LEI), Tiago Silva (aluno de LEI), Alexandre Godinho (aluno de LEI), Inês Rocha (aluno de LEI), João Santos (aluno de LEI), Afonso Rodrigues (aluno de LEI)
Unidade de Investigação da Lusófona: COPELABS
Trabalhos Finais de Curso:
Data de Início: Abr 2024.
Estado: Em Curso
Objetivo Geral: Diagnóstico de AVC hemorrágico ou isquémico usando espectrografia de RAMAN SERS.
Contribuição da U.Lusófona/DEISI: Análise de espectros SERS e aplicação de modelos de aprendizagem automatizada para classificarção de amostras.
Índole: Investigação.
Consórcio: Universidade Lusófona, UCIBIO - Nova FCT
Parceiro lider: UCIBIO - Nova FCT
Equipe Técnica da U.Lusófona/DEISI: Lucio Studer (DEISI), Gabriela Soares (DEISI), João Eleutério (aluno de MCD)
Unidade de Investigação da Lusófona: COPELABS
Data de Início: Set 2023.
Estado: Concluído
Objetivo Geral: A Mentoria é um programa do DEISI em que alunos mais experientes (mentores) disponibilizam, em regime de voluntariado, apoio suplementar a alunos (mentorandos) para melhorar o desempenho escolar e a autonomia, promovendo o desenvolvimento pessoal e social.
Contribuição da U.Lusófona/DEISI: Desenvolvimento da aplicação de gestão de mentorias: - Mentores e mentorandos inscrevem-se, especificando as disciplinas. - Mentores escolhem mentorandos disponiveis, criando díades mentor-mentorando. - O Mentor contacta o mentorando, e agendam uma sessão. - Após cada sessão, o mentor regista na aplicação a sessão - Após registada a sessão, o mentorando confirma e dá feedback da sessão. - A lista de sessões realizadas será usada para aplicar benefícios nas propinas ao mentor.
Índole: Gestão académica.
Parceiro lider: Universidade Lusófona
Equipe Técnica da U.Lusófona/DEISI: Lucio Studer (DEISI), Gonçalo Nunes (aluno de LEI), Rafael Simões (aluno de LEI)
Unidade de Investigação da Lusófona: DEISI